Material JA

Farda Bandeiras  Insígnias Manuais
A FARDA DO DESBRAVADOR

 

Farda

 A maneira como nos vestimos, demonstra geralmente uma certa forma de pensamentos e como tal nunca é neutra.

A nossa preocupação é pois termos um uniforme adaptado aos nossos gostos, demonstrando que partilhamos todos do mesmo ideal.

É O TESTEMUNHO DE UM PROJECTO COMUM.  

A farda torna a organização real e visível.

Exteriormente a farda significa: Estrutura e organização.

É emblemática e representativa de um ideal, é um padrão. Desse modo deve estimular lealdade para com o padrão, edificando um bom estado de ânimo, ligando assim os membros da organização numa associação mais íntima.

Uma das maneiras de se estabelecer um padrão e levar os membros a se organizarem segundo esse padrão é por meio da farda. Cada membro individualmente se torna um representante vivo da organização. A farda é usada para ajudar a prover a consciência de pertencer a uma organização real que significa ideais nobres e representa a juventude de hoje. Se a farda é usado como outro vestuário qualquer, terá falhado em seu propósito.

Deve estar sempre limpa e em ordem, e deve ser usada com entusiasmo.  

Quando se deve utilizar a  farda?

A farda deve ser utilizada em todas as reuniões que seja solicitada, cerimónias especiais, acampamentos locais, nacionais, internacionais, saídas de grupo, etc.  

Farda masculina:

·        Camisa azul clara (tipo força aérea)

·        Calças: azul escuras

·        Lenço de Desbravadores

·        Cinto JA (facultativo)

·        Meias: azul escuras

·        Faixa JA

Farda feminina:

·        Camisa azul clara (tipo força aérea)

·        Saia: azul escura

·        Lenço de Desbravadores

·        Cinto JA (facultativo)

·        Meias: azul escuras

Lenço

Os lenços são de formato triangular; são lenços amarelos com uma tira de cor azul. O lenço deve ser usado por ocasião de investiduras, congressos, excursões, acampamentos, reuniões especiais JA; pode também ser utilizado para necessidades como ligaduras,  e qualquer outro uso de emergência na enfermagem caseira ou primeiros socorros em caso de ferimentos, queimaduras, fracturas, deslocamentos, etc.

.........topo

BANDEIRAS

A Bandeira do Clube

A Bandeira do Clube de Desbravadores tem 90 cm de altura e 135 cm de largura. Uma insígnia dos desbravadores, de 30 cm de altura por igual medida de largura, encontra-se no meio da bandeira. As cores das insígnias deverão ser as mesmas da insígnia pequena que se usa na farda. A bandeira se divide em 4 partes. Ao olhar para a bandeira o observador notará que as partes superiores direita e inferior esquerda são azuis.

Bandeira dos Desbravadores

 

Significados das partes da Bandeira dos Desbravadores:
Cores:
Azul - Lealdade
Amarelo - Excelência
Branco - Pureza
Vermelho - Sacrifício e Coragem

Símbolos:
Triângulo - Crescimento físico, mental e espiritual.
Escudo - Defesa do cristão contra o pecado ou escudo da fé e da verdade
Espada - A palavra de Deus.

 

A Bandeira de Unidade
Cada unidade terá uma bandeira. Este medirá 60cm de largura e 32cm de altura no lado do mastro, devendo estreitar-se
do lado oposto para obter-se o efeito da bandeirinha. Será de cor branca, com borda de cor azul de 4mm.
Uma faixa de tecido azul de 10cm de largura deverá ser aplicada em toda altura no lado do mastro, onde será escrito, verticalmente, o nome da Unidade.
O Emblema da Unidade, representando graficamente as características do seu nome, será colocado no centro da parte branca do bandeira, não podendo exceder as medidas de 12 x 12cm.  

Bandeira de Unidade Exemplo

.........topo

INSÍGNIAS  

O Emblema

 

Emblema de Desbravadores

Este é o símbolo que representa o Clube de Desbravadores. Apresenta a inscrição DESBRAVADORES na parte superior do triângulo, e a inscrição CLUBE abaixo do escudo com a espada.  Este símbolo contém em seu desenho os seguintes significados:  TRÊS LADOS Sendo um triângulo equilátero, o símbolo significa a "Plenitude da Trindade": Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, aos quais adoramos e servimos. O símbolo também significa o desenvolvimento:  Mental (Especialidades, Classes Progressivas, Trabalhos Manuais, etc.), Físico (Acampamentos, Passeios, Desporto, etc.) e Espiritual (Ano Bíblico, Actividades de Evangelização, etc.). ESCUDO O escudo significa a nossa fé em Deus "Embaraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno." (Efésios 06:16)  ESPADA A espada representa a Bíblia. A espada é usada na guerra. Uma batalha sempre é ganha na ofensiva. Estamos numa batalha contra o pecado e a nossa arma é a Palavra de Deus. A espada do Espírito é a Palavra de Deus. (Ver Efésios 06:17) VERMELHO A cor vermelha representa o sacrifício de Cristo. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que Deu seu único Filho, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 03:16).  OURO A cor ouro representa a excelência. O Clube de Desbravadores tem normas elevadas para formar caráter fortalecidos para o Reino dos Céus. "Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para enriqueceres." Apocalipse 03:18  BRANCO O branco significa pureza. Desejamos ter a pureza e a justiça da vida de Cristo em nossa vida. "O vencedor assim será vestido de vestiduras brancas." (Apocalipse 03:05) AZUL O propósito do Clube de Desbravadores é de ajudar a ensinar-nos a sermos leais para com nosso Deus, nossa Pátria, nossos parentes, nossa Igreja, enfim, nosso próximo.  

O Globo

Globo

O globo representa a organização mundial dos Clubes de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Tira com o nome do Clube

Canelas

Usado na manga direita da camisa ou blusa acima do triângulo dos Desbravadores.  
Classes Progressivas

Classe Progressiva de Amigos

Todo o Desbravador que completar os requisitos de qualquer das Classes Progressivas, será investido com um distintivo nas cores correspondentes às diferentes classe. Os distintivos das classes progressivas regulares são: Amigos; Mensageiros; Pesquisadores; Pioneiros; Guia; Líder.

Usado acima do bolso esquerdo da camisa ou blusa. O Desbravador usará sempre o distintivo de maior grau, os outros distintivos poderão ser colocados na faixa  

Faixa de Especialidades

Faixa de especialidades

Trata-se de uma faixa de aproximadamente 10 cm. de largura na qual as insígnias de especialidades e outras podem ser postas. Esta faixa dupla, tendo as duas extremidades costuradas em forma diagonal, deverá descansar o seu centro sobre o ombro direito. Ela pode ser usada em programas de investidura, congressos, reuniões JA, acampamentos e qualquer outra ocasião especial onde se creia conveniente.  

.........topo
MANUAIS
Aqui poderás fazer download de alguns manuais de especialidades que os Desbravadores podem realizar.
Informática

Ciclismo

Cozinha

Excursionismo

Nutrição básica (elaborado pelo Clube de Desbravadores de Antares)

Arte de Acampar (elaborado pelo Clube de Desbravadores de Antares)